sexta-feira, maio 06, 2011

Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde.

Assustadora esta matéria que li no Blog da Gazeta, principalmente sobre os refrigerantes.  
04/05/2011 - 17h18 - Atualizado em 04/05/2011 - 18h19

Nutricionista lista os 10 piores alimentos para sua saúde

Que atire a primeira pedra quem não se rende a um fast food, salgadinho ou cachorro-quente e depois fica preocupado com as calorias que ingeriu. Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética e podem ser um risco para a saúde. Para esclarecer esses problemas, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os dez piores alimentos de todos os tempos.

10º lugar: Sorvete
sorvete.jpg

Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, a nutricionista adverte que esse alimento geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e saborizantes artificiais, muitos dos quais possuem neurotoxinas - substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

9º lugar: Salgadinho de milho

salgadinho-milho.jpg

De acordo com Michelle, desde o surgimento dos alimentos transgênicos a maior parte do milho que comemos é um "Frankenfood", ou "comida Frankenstein". Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.

8º lugar: Pizza


pizza.jpg

Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º lugar: Batata frita


batata-frita.jpg

Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

6º lugar: Salgadinhos de batata


salgadinho-batata.jpg

Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.

5º lugar: Bacon


bacon.jpg

Segundo a nutricionista, o consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.

4º lugar: Cachorro-quente


cachorro-quente.jpg

Michelle cita um estudo da Universidade do Havaí, que mostrou que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes. Outros estudos apontam que a substância pode desencadear câncer colorretal.

3º lugar: Donuts (Rosquinhas)


doughnut.jpg

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, "o pior tipo de gordura que você pode ingerir", alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.

2º lugar: Refrigerante


refri.jpg

Michelle conta que, de acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, "uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos". "Somente isso já deveria fazer você repensar seu consumo de refrigerantes", diz a nutricionista.

Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

1º lugar: Refrigerante Diet


refri-diet.jpg


"Refrigerante Diet é a minha escolha para o Pior Alimento de Todos os Tempos", diz Michelle. Segundo a nutricionista, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte.

"Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio. É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prêmio de Pior Alimento de Todos os Tempos", conclui.

11 comentários:

  1. Oi Peinha....
    Romero Brito 'e chique..mas estas guloseimas..
    to de regime...que dizer come;o na segunda..rs
    vc me inspirou,
    Tava com saudades..ve se n'ao some!!
    Parabens pela postagem!
    Bjs
    Ma

    ResponderExcluir
  2. Olá Peinha, adorei sua visitinha no meu blog !! Visitarei o teu sempre tb, adorei! e fiquei TRISTE com esse post hahaha...só coisa boa que a gente não pode comer !!!
    Mas como estou tentando comer BEM certinho adorei o post :)
    Vc viu que tem sorteio no meu blog? ali do lado direito em cima da minha foto...participe lá! é uma gola linda de oncinha.
    Basta seguir o blog e deixar seus dados no comentario do post do sorteio! só clicar la!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Peinha, fico com dor no coração lendo tudo isso. Imagina que dos 10 meu filho adora 8. MEU DEUS preciso fazer alguma coisa urgenteeeeeee e o pior é que a familia é diabética. Eu gosto dessas guloseimas, mas como raramente, vivo bem sem elas.

    Amiga, quanto a horta é o seguinte, a minha é simples(meu espaço é pequeno)e ainda nem nasceu as folhinhas(plantei as sementes). Em breve mostro. Estou organizando uma com os alunos na escola que trabalho, essa é maior porém simples também. São os próprios alunos que estão fazendo eu apenas incentivei e estou acompanhado de perto.Também colocarei fotos.Todas ainda estão em processo de construção. Vou postar fotos nas quais me inspirei, acho que irá te ajudar por enquanto. Diga-me, teu espaço é grande ou pequeno? Será no chão ou suspensa?
    Gostei muito de ti. Com certeza estarei sempre por aqui e vamos trocar fugurinhas sobre vários assuntos. Beijos querida tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  4. Os especialistas sempre ditando o que devemos ou não comer. Até parece, que eles não comem essas porcariadas todas (que são muitoooooooo gostosas, por sinal), bom, é o trabalho deles, ne? Criticar e manter-nos informados. Bobo é quem para de comer, e azar é de quem não pode comer, cada um sabe realmente o que deve ingerir... Alias, “peixe morre pela boca.”

    Estou seguindo :)
    Se puder retribuir, ficarei grata :)
    www.medicinepractises.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ma, Carol, Val e Nathacha,
    Antes de tudo super obrigada pelos comentários esta interação faz um bem incrível a minha saúde!!! Rsrs... Só pra entrar no clima;)
    A verdade verdadeira é que ando pesquisando aqui e acolá sobre como “ser saudável” e estou gostando e aderindo. É difícil? Sim que é! Mas, a minha alergia tardia ao glúten e lactose me deixou com um toque investigativo, emagreci bastante depois que adotei antigos hábitos, aqueles da infância, do tipo voltar a comer açúcar e abolir definitivamente o venenoso adoçante, entre outras atitudes tais como, ressuscitar o velho e bom feijão com arroz.
    O assunto é polêmico mesmo Nathacha, mas eu adoro!! O importante como você mesmo, sabiamente disse, ““...peixe morre pela boca.””.
    Bejo grande a todas
    Peinha

    ResponderExcluir
  6. Peinha..adorei sua visita..tava com saudades.
    Fiz uma postagem agora de um peça com impressão de toalha de croche. Só que usei uma tinta nova, queimei em alta.
    De um pulinho lá..e veja se gostou!!
    bj..adoro vc!!
    Ma

    ResponderExcluir
  7. Peinha..vc sumui..esta td bem? estou com saudades!
    bj
    Ma Ferreira

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!
    Pôxa, adoro algumas dessas coisas, vou manerar.
    Gostei muito do post, elucidativo.
    Abç

    ResponderExcluir
  9. Ma querida... Não sumi não viu?? Ando viajando demais...rs... Ah sim!!! Já fui lá no seu blog futucar tudinho;) Tá tudo lindo como sempre!!

    Will Boa Tarde!!! Pois é... você está melhor que eu, pois adoro todos os itens... huaHUAHua... Mas pra não ir pro "... banco da praça fazer palavras cruzadas com o óculos na ponta da nariz, toda agasalhadinha, com meias quentes e confortáveis nos pés..." antes da hora ... mesmo já sendo vovó...rs... melhor manerar ...rsrs...

    Obrigada gente... Este blog só existe porque voces existem!
    Bejo
    Peinha

    ResponderExcluir
  10. oi,

    Excelente post. Valeu!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Miguel!!
    Volte mais vezes;)

    ResponderExcluir

O que você acha disso???