CUMBUCAS



Sopa de Cebola *Soupe à l'oignon

Quando a temperatura cai um pouco aqui em Vitória eu sinto vontade de fazer esta sopinha que é super simples e deliciosa. É claro que existe uma enorme variação deste tradicional “plat pour la soirée ou pour le petit matin” – prato para a noite ou manhã -. E a primeira é bagunçar a tradição parisiense por aí, afinal pela manhã eu prefiro café com leite e pão francês bem quentinho (influencia forte essa), além disso, eu também não coloco vinho branco nem creme de leite e o queijo suíço troco por parmesão.
Caso você teste outras combinações, venha me contar como ficou ok??
Escolho um bom vinho tinto e... Mãos à obra!
Enquanto eu espero 1 litro de água ferver, fatio 4 cebolas grandes bem fininhas ao modo Juliana (corte ao meio na diagonal para fatiar) e uns dois dentes de alho, em seguida frito-os na manteiga junto com o azeite até alourar, acrescento então a farinha de trigo sempre mexendo até dourar cebola e farinha, neste momento coloco bem devagar e sempre mexendo a água fervida devidamente acrescidas com dois “sticks” da Maggi.
Retifico o sal acrescento a pimenta-do-reino e se eu estiver muito motivada arrisco uma pitada de pimenta chili (que preciso devolver pra Mel antes que acabe...hiihihii). Deixo ferver por uns 10 minutos, exatamente o tempo que preciso para preparar as panelinhas de servir.
Coloco no fundo de três ou quatro cumbucas refratárias (esta é do Duo Monica Nitz/Penha Schirmer desenvolvida no Atelier330... um luxo né??), algumas fatias de pão polvilhadas com bastante queijo cubro com a sopa, polvilho queijo novamente e levo ao forno quente por 15 minutos. Sirvo imediatamente, colocando as cumbucas sobre pratinhos individuais.
Nhami... Nhami... Eu faço esta receita desde a década de 80, quando um vendedor bateu na minha porta oferecendo o livros de receitas “DELICIAS DA COZINHA DELICIOSA” de Maria Tereza Weiss

Ingredientes:

1 litro de caldo de carne
4 cebolas grandes
2 dentes de alho (opcional)
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino branca
Pão francês em pedaços
Queijo parmesão ralado

PS: Estou devendo esta para alguns amigos:p

Comentários

  1. Este post foi uma promessa feita à Maria (http://digamaria.com.br/archives/2579, que sempre nos trás receitinhas deliciosas e dicas super, ultra, utéis! Visitem!!!Diga Maria!!!
    Bejo da Peinha

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Peinha!! Já está no cardápio para o jantar de amanhã! Difícil vai ser uma cumbuca linda assim. ;o)
    Mas me diga, por que você substitui pelo parmesão; prefere o sabor?

    Logo, logo volto pra contar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Maria estou em contagem regressiva e torcendo para a receitinha cair no seu (bom)gosto... Então Maria, como te disse no face, troco por praticidade mesmo, visto que o parmesão é um queijo que temos sempre em casa e eu sou do tipo que adoro cozinhar com o que tenho na geladeira e adaptar receitas com os ingredientes que tenho à mão, mas fico torcendo pra você experimentar e me dizer se a impressão que tenho de que o queijo suiço adocica a receita provém.
    Quanto a cumbuca eu e a Moniquinha adoraríamos que ela estivesse em mesas de pessoas tão antenada com as artes como você, mas sei que o sabor delicioso da sopinha vai fazer suas louças ficarem lindas.
    Mas quando tiver um tempinho leia o post da minha amiga mineira Juliana. A Ju é sensacional, poeta, sensível, enfim uma grande amiga e me fez uma homenagem que me deixou extremamente envaidecida...rs
    http://chocolatesempre.blogspot.com/2009/12/estreias.html#links
    Bejooooo

    ResponderExcluir
  4. Se a receita for tão gostosa como este post, quero experimentar!

    ResponderExcluir
  5. Pede ao seu Personal Chef para fazer Ju;). As cumbuquinhas vcs já têm!
    Saudades demais da conta sô

    ResponderExcluir
  6. Peinhaaa!!!
    Que bom q vc gostou!!!
    Seu blog tb é lindo! adorei as imagens da cerâmica quando abre a pagina!
    Que dia vamos nos encontrar pra tricotar um pouco??

    BJOKAS!

    obs.: me adiciona no orkut e no facebook (eu fiz), ta como "carolina poubel" e o da FunGift é "FunGift - Design Store"


    Carol

    ResponderExcluir
  7. Carol!!! Iremos tricotar sempre daqui pra frente... Ah menina... Voce irá adorar o "facebokinho" (como costuma chamar minha amiga:))
    Bejooo

    ResponderExcluir
  8. Anônimo10:49 AM

    Inclusive para mim :)
    bjinhos
    Brígida

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que você acha disso???

Postagens mais visitadas deste blog

Faça Cerâmica

Já pensou em fazer um curso relacionado à arte?

... E a lógica vai se tecendo...